top of page

Encontros anteriores

Em 2022 realizaremos no município de Mariana o V Encontro Mineiro de Serviços Substitutivos em Saúde Mental e a história desse encontro vem de longe.

 

Há quase vinte anos aconteceu o I Encontro Mineiro de Serviços Substitutivos em Saúde Mental, que reuniu, em Congonhas, 330 trabalhadores, usuários e familiares de 73 municípios. Com o tema A loucura e as cidades: mapas de Minas, o I Encontro, realizado em março de 2003, foi organizado pelo Fórum Mineiro de Saúde Mental, pelo Conselho Regional de Psicologia e pela Fundação Municipal de Saúde de Congonhas.

 

Um dos desdobramentos importantes do I Encontro foi a publicação do livro Minas sem manicômios, organizado pelo Fórum Mineiro de Saúde Mental, com apoio do Conselho Regional de Psicologia. O livro, que foi lançado durante o II Encontro Mineiro de Serviços Substitutivos em Saúde Mental, conta com capítulos de Emerson Merhy, Lourdes Machado, Fernanda Otoni, Pedro Gabriel Delgado, Miriam Abou-yd, Rosemeire Silva, Marcos Vinícius de Oliveira e Ana Marta Lobosque, dentre outros.

 

Relembre o I Encontro Mineiro de Serviços Substitutivos em Saúde Mental:

► Divulgação com a programação completa 

Carta de Congonhas

► Fotografias do Encontro 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em junho de 2004, com o tema Minas sem manicômios: vozes múltiplas, o II Encontro Mineiro de Serviços Substitutivos em Saúde Mental foi realizado em Lagoa da Prata. O II Encontro reuniu quase 300 pessoas entre trabalhadores, usuários, familiares e convidados palestrantes. Foi um grande evento da Saúde Mental de Lagoa da Prata e é lembrado com muito carinho pelos participantes.

Relembre o II Encontro Mineiro de Serviços Substitutivos de Saúde Mental:

Divulgação com a programação completa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Já o III Encontro Mineiro de Serviços Substitutivos de Saúde Mental foi realizado em novembro de 2005, em Montes Claros, Norte de Minas. Com o tema Práticas Antimanicomiais: um ousado equilíbrio, o III Encontro reuniu palestrantes em mesas redondas, possibilitou aos participantes discussões em pequenos grupos, teve feira de artesanatos produzidos em oficinas realizadas nos serviços substitutivos, manifestação cultural e festa. A conferência de abertura ficou a cargo do professor Oswaldo Giacoia Junior, do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que falou sobre O mundo em nossos dias: um ousado equilíbrio.

 

Relembre o III Encontro Mineiro de Serviços Substitutivos em Saúde Mental:

Divulgação com a programação completa

Carta de apresentação do Encontro

 

Finalmente, o IV Encontro Mineiro de Serviços Substitutivos em Saúde Mental aconteceu em janeiro de 2008 no município de Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas. O encontro, que teve como tema Os Desafios da Inclusão Social no Século XXI, contou com uma programação intensa que abarcou uma conferência de abertura, quatro mesas de discussão, dez oficinas, feira de artesanatos produzidos em oficinas realizadas nos serviços substitutivos e atividades culturais. A conferência de abertura foi proferida por Ely Kallás, professor do Instituto Nacional de Telecomunicações, que abordou o tema Tecnologia e comunicação: liberdade ou aprisionamento?

 

Relembre o IV Encontro Mineiro de Serviços Substitutivos em Saúde Mental:

Divulgação com a programação completa

II Encontro - Eliana Maria Delfino
I Encontro
bottom of page